Este livro reúne trabalhos que se debruçam sobre os Escritos de Jacques Lacan a partir de abordagens teórico-clínicas diversas, que não pretendem reduzi-los a uma leitura unificada, mas antes explorar a multiplicidade de caminhos que sua escrita propõe. Um eixo comum dos textos é o exercício da desambiguação, retomando conceitos lacanianos, especialmente aqueles consagrados nos Escritos, para reinscrevê-los em articulações que os tensionam e renovam.
Os capítulos percorrem noções centrais como objeto a, gozo, resto, significação do falo, grafo do desejo, sujeito do inconsciente, entre outras, confrontando seus usos estabilizados e recolocando-os em movimento. As leituras aqui reunidas também operam conexões com Freud, com autores pós-lacanianos, com a topologia e com outros campos do saber, em um esforço rigoroso de formalização e intervenção.
Longe de oferecer um comentário linear da obra de Lacan, este livro propõe outras leituras, que partem dos Escritos, mas não retornam ao mesmo lugar.
A obra é composta pelos/as autores/as: Alana Tedesco Baratto, Amanda Mafra de Escobar, Felipe José Corrêa de Oliveira (Org.), Gabriel Bartolomeu, João Felipe Domiciano, Lara Lizenberg, Luciana Nunes de Nunes (Org.), Sander Machado da Silva (Org.), Slavoj Zizek, Thiago Pereira, Vitor Hugo Triska.
Disponível em pré-venda no site www.editoradiscurso.com.br
.
.
.