O gesto estético e político em psicanálise

O gesto estético e político em psicanálise

O gesto estético e político em psicanálise atravessa, com coragem e lucidez, os grandes impasses da subjetividade e da práxis psicanalítica no mundo contemporâneo. Ao modo de ensaio, Pedro Cattapan lança seu olhar clínico, político e ético sobre a formação de psicanalistas, os efeitos do neoliberalismo sobre a escuta, e os sintomas sociais que emergem na era do neofascismo.

O livro, prefaciado por Luciano Elia, parte da convicção de que a psicanálise não pode se isentar do campo político — nem em sua teoria, nem em sua prática. Da crítica às formas ortodoxas de formação à análise das novas demandas por performance e autoaperfeiçoamento, da relação com a moral religiosa à construção do “matável” nas sociedades autoritárias, o autor convoca a escuta psicanalítica como um gesto estético, ético e político de resistência.

Entre cinema, clínica e teoria crítica, este livro se destina não apenas a analistas e estudantes, mas a todo leitor que compreende a escuta como uma forma de intervenção e deseja pensar, com a psicanálise, os desafios ético-políticos de nosso tempo.

*Em pré-venda (*envios a partir de agosto)