As sucessivas tentativas de regulamentação da psicanálise e a recente proposta de uma graduação em psicanálise, bem como o ataque contundente à democracia no Brasil nos últimos anos, só fizeram explicitar essa pergunta que grita por uma re-criação de respostas possíveis: o que seria a formação do psicanalista hoje? Quais seriam seus princípios?
Nesse contexto, psicanalistas e pesquisadores de diferentes lugares e instituições no Brasil, e de distintas linhas teóricas da psicanálise, se propõem iniciar esse diálogo necessário e renovador. Nosso intuito, claro, não é esgotá-lo, mas dar a partida. Esta coletânea, organizada por Enzo C. Pizzimenti, se divide inicialmente em dois volumes. O primeiro deles se propõe delimitar as cenas do impossível no campo da formação em psicanálise, enquanto que no segundo volume, a proposta é dar escrita a uma outra cena.
Esta é a primeira publicação da Editora Discurso com autoria brasileira e é com imensa alegria que abrimos, portanto, mais essa via discursiva com nossos leitores e leitoras. Se podemos falar de uma psicanálise viva, atual e brasileira, é muito justo começarmos pelo tema da formação!
Em breve, mais informações sobre o Volume 1 dessa publicação tão esperada que está saindo do forno!
#psicanálise #editoradiscurso #formaçãodopsicanalista #lacan #freud #psicanálisebrasileira