Crianças e adolescentes frente ao real de nosso tempo

Crianças e adolescentes frente ao real de nosso tempo

Há tempo que psicanalistas são consultados sobre as problemáticas das crianças na escola, não só por causa dos assim chamados “transtornos de aprendizagem”, mas também pelos excessos e violências que emergem na cena escolar. Sua magnitude coloca diante dos pais e professores o enigma que porta o sintoma, sendo que sua crescente expressão nas escolas chama a atenção a respeito do porquê ser nesse espaço que o sintoma se faz ouvir. 

Alba Flesler se dispôs a atravessar neste livro a linha que restringe os problemas a uma simples classificação de transtornos tabulados, dando lugar ao que merece ser lido no que se mostra para interrogar suas razões. Aborda temas como o Bullying, o TDAH e outras manifestações sintomáticas que se dão a ver com diferentes nomes na relação das crianças e adolescentes com o laço social, se propondo encarar as respostas aos problemas de nosso tempo a partir de uma perspectiva lógica, que não se subordine ao ideológico em sua formalização. 

Este é um livro inédito sobre temas pungentes da atualidade, para leitores e leitoras das áreas não só de Psicanálise, Psicologia e Educação, mas também àquelas que estão ligadas de algum modo com o trabalho de enlace das crianças e dos adolescentes com o mundo. 

*envios a partir de dezembro